De olho em 2026, MDB nacional autoriza Veneziano a conduzir articulações na Paraíba e mira filiação de Cícero Lucena

Os dois devem se reunir nos próximos dias para discutir o cenário político estadual e atualizar os encaminhamentos da legenda.

O presidente nacional do MDB, deputado federal por São Paulo, Baleia Rossi, deu aval ao senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) para comandar as definições do partido na Paraíba, incluindo a possível filiação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP). Os dois devem se reunir nos próximos dias para discutir o cenário político estadual e atualizar os encaminhamentos da legenda.

Questionado sobre a negociação durante entrevista ao jornalista Felipe Nunes, do Jornal da Paraíba, Baleia foi direto: “Vené tem nosso apoio [para conduzir essas decisões]”.

A sinalização positiva fortalece as tratativas para uma eventual chegada de Cícero ao MDB, em um momento em que o prefeito da capital intensifica contatos com lideranças da oposição e busca consolidar seu nome como pré-candidato à reeleição em 2024.

As especulações ganharam força após um encontro entre Veneziano e Cícero no último domingo (31), durante agenda pública no município de Borborema, no Brejo paraibano. Apesar do caráter institucional do evento, o encontro reforçou a percepção de aproximação política entre ambos.

Na segunda-feira (1º), durante a posse do novo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Leonardo Quintans, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, uma foto chamou atenção nos bastidores da política: Cícero Lucena, Adriano Galdino, Veneziano Vital e Bruno Cunha Lima foram flagrados em um registro conjunto. A imagem, lida como simbólica, ganhou força após entrevista de Veneziano nesta segunda-feira, em que o senador afirmou que tanto Cícero quanto Adriano estariam sendo excluídos das articulações da base governista para 2026.

No MDB, a eventual filiação do prefeito não encontra resistência majoritária, embora alguns filiados tenham sinalizado, nos bastidores, a possibilidade de deixar o partido, por divergências em alinhamentos políticos locais.

Palanques estratégicos em João Pessoa e Campina Grande

Para Veneziano, que pretende disputar a reeleição ao Senado Federal em 2026, uma aliança com Cícero representaria um reforço importante no maior colégio eleitoral do estado. Já em Campina Grande, o senador conta com um palanque robusto, com apoio do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), da família Cunha Lima e do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos).

Veneziano comanda o MDB na Paraíba desde 2021, após a morte do ex-senador José Maranhão, figura histórica da sigla no Estado. Desde então, o senador tem buscado renovar os quadros da legenda, fortalecer alianças e manter o MDB competitivo nas principais disputas eleitorais.

Redação: pbaqui.com.br

Com: Fonte83

Deixe uma resposta