Litoral paraibano tem trechos de praia impróprios para banho; veja que locais evitar

A recomendação é que as pessoas não entrem na água em um raio de 100 metros da área de praia onde a amostra foi coletada.

Faltando  poucos dias para iniciar a primavera, o litoral da Paraíba tem dois trechos de praia impróprios para banho neste fim de semana.  A informação consta no relatório de balneabilidade emitido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). O órgão estadual possui 62 pontos monitorados atualmente.

O  primeiro ponto que deve ser evitado pelos banhistas fica localizado na praia da Penha, litoral sul da capital paraibana. A área considerada problemática é nas imediações da desembocadura do Rio Cabelo.

A recomendação é que as pessoas não entrem na água em um raio de 100 metros da área onde a amostra foi coletada.

O segundo trecho está localizado fora de João Pessoa, no litoral sul, na cidade de Pitimbú. Nas imediações da desembocadura do riacho Engenho Velho, o banho de bar também deve ser evitado pela população.

O que é a balneabilidade das praias?

Segundo a Sudema, a balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, que são atividades de contato direto e prolongado com a água (banho, natação, mergulho, pesca, etc), onde existe a possibilidade de ingestão.

Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, estes critérios devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré-estabelecidos, para que se possa identificar se determinado local é favorável ou não.

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta