Igreja de Nossa Senhora da Guia apresenta risco de desabar e Arquidiocese convoca coletiva para dar detalhes sobre situação

O Frei Paulo Batista, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino, em Lucena, irá detalhar a situação do prédio da Igreja da Guia.

Arquidiocese da Paraíba convocou a imprensa para uma coletiva amanhã, dia 23 de setembro, às 7h, na Cúria Metropolitana de João Pessoa. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre a situação da Igreja de Nossa Senhora da Guia após as recentes chuvas.

O Frei Paulo Batista, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino, em Lucena, irá detalhar a situação do local.

Além disso, serão apresentadas informações e novidades sobre a Romaria de Nossa Senhora da Guia 2025, que chega à sua 37ª edição no próximo ano.

Em agosto, uma chuva forte provocou um deslizamento de terra na lateral da encosta, a 1,5 metro do templo.

Igreja da Guia

O prédio é bastante antigo, os registros históricos mais antigos sobre essa igreja indicam que, no ano de 1591, os carmelitas fundaram no local, uma primitiva capela, destinada servir de base para catequização dos índios.

O local era privilegiado, por estar num ponto elevado perto da foz do Rio Paraíba, do lado oposto ao porto de Cabedelo.

Juntamente com a capela, foi também erigido um convento, que pertenceu à mesma província dos carmelitas de Recife, Goiana e Paraíba (antigo nome de João Pessoa). Passaram-se muitos anos, e o conjunto sofreu influência direta da invasão holandesa, ocorrida no século XVII. Inclusive, do promontório onde a igreja se situa, é possível avistar o Forte do Cabedelo, um dos locais mais estratégicos da época.

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta