Após ameaça de paralisação, prefeitura de Campina Grande promete pagar hospitais na próxima semana

Prefeitura diz que pagamentos à FAP e hospitais serão concluídos na próxima semana.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande informou, em nota divulgada na tarde da ultima sexta-feira (26), que iniciou a execução do cronograma financeiro de repasses destinados aos hospitais e clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida vem após cinco instituições privadas, incluindo a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) — referência regional no tratamento do câncer — relatarem risco de colapso financeiro por atraso nos pagamentos da Prefeitura. As unidades alertaram para a possibilidade de paralisação dos serviços a partir do dia 30 de setembro, caso a situação não fosse resolvida.

“Ao longo da próxima semana, o restante dos pagamentos será feito aos estabelecimentos privados credenciados, garantindo a regularidade dos serviços”, diz a nota da Secretaria.

A gestão municipal afirmou ainda que está cumprindo os prazos estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 2.617/2013, que regulamenta os pagamentos de Média e Alta Complexidade (MAC) e do Fundo de Ações Estratégicas (FARC).

Também nesta sexta, a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, em sessão extraordinária, um crédito suplementar de R$ 60 milhões, dos quais R$ 30 milhões são destinados à Saúde. Segundo o presidente da Câmara, vereador Saulo Germano (Podemos), os recursos devem ajudar a normalizar os repasses e garantir o funcionamento das unidades.

Redação: pbaqui.com.br

Com: Maurílio Junior

Deixe uma resposta