João Azevêdo inaugura Museu de História da Paraíba e destaca importância da iniciativa na revitalização do Centro Histórico da Capital

Marco da arquitetura e da história política do Estado, o equipamento foi totalmente restaurado.

O governador João Azevêdo entregou, no fim da tarde desta sexta-feira (3), o Museu de História da Paraíba, instalado no Palácio da Redenção, no Centro Histórico de João Pessoa. Marco da arquitetura e da história política do Estado, o equipamento foi totalmente restaurado — a maior intervenção em seus mais de 400 anos, com R$ 11,5 milhões investidos no projeto — e agora está de portas abertas para a população e os turistas que visitam a Capital paraibana.

Além da restauração arquitetônica, o espaço foi totalmente modernizado com novas instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, de climatização, cabeamento estruturado, combate a incêndio, acessibilidade e segurança — esta é a mais importante iniciativa do Governo da Paraíba na revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, uma antiga reivindicação da população, que vem, de maneira muito rápida, se concretizando.

Na solenidade, que contou com uma grande programação cultural, João Azevêdo destacou que a implantação do Museu de História da Paraíba é uma iniciativa de inclusão. “A entrega do Palácio da Redenção à população paraibana é um ato de inclusão no sentido mais puro. Eu me incomodava muito, a cada lugar que eu chegava, eu perguntava se as pessoas conheciam o Palácio da Redenção e elas diziam que não — e era difícil entender, porque aqui está a nossa história. Por isso, ter esse ambiente fechado para o acesso de poucos me incomodava muito. Quando tomamos a decisão de transformar esse espaço num museu é para que, verdadeiramente, o nosso povo e os nossos estudantes possam visitá-lo, conhecer a nossa história e entender todo o processo que nos trouxe até aqui”, externou o governador.

Em seu discurso, o chefe do Executivo afirmou que “revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa não ficou apenas em palavras, em retórica. É realidade, é ação porque o nosso propósito é fazer o Centro ganhar vida. E não medimos esforços para isso, resultado de muito trabalho de uma equipe compromissada com a Paraíba e de muitos parceiros de vários segmentos.”

Ele ainda elencou entregas recentes para revitalizar o Centro Histórico pessoense: Não podemos deixar de mencionar a entrega recente da reforma do Teatro Santa Roza, da nova sede da Agência de Regulação da Paraíba, da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, da restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, além da Escola Técnica de Artes, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes, da manutenção do prédio do Grupo Escolar Thomas Mindello, do Museu da Polícia Militar e da reforma do Tribunal de Justiça, resultado de parceria com o Poder Judiciário.”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta