Trump avaliou a conversa como “muito boa” e disse que gostou.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que falou por videoconferência com o presidente Lula nesta segunda-feira (6) para tentar resolver a crise diplomática entre os dois países. Trump avaliou a conversa como “muito boa” e disse que gostou.
O presidente norte-americano confirmou que os dois terão novas conversas e um encontro “em um futuro não muito distante” e afirmou que a reunião deve ocorrer “tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”. O Itamaraty tenta uma reunião entre Trump e Lula, mas em algum país na Ásia.
“Nesta manhã, eu fiz uma chamada telefônica muita boa com o presidente Lula, do Brasil. Nós discutimos muitas coisas, mas a conversa focou principalmente na economia e no comércio entre os dois países”, declarou o norte-americano. “Nós teremos futuras discussões e nos reuniremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Eu gostei da ligação — nossos países irão muito bem juntos!”, escreveu Donald Trump nas redes sociais.
A conversa ocorreu após Trump ter anunciado de surpresa, em discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que os dois haviam conversado rapidamente nos bastidores e combinado que falariam por telefone.
O governo brasileiro anunciou nesta manhã a conversa por vídeo, que durou cerca de 30 minutos e foi feita por Trump. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a reunião foi “positiva”.
Na reunião, Lula esteve acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin, do assessor especial Celso Amorim e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação).
Redação: pbaqui.com.br