João Pessoa receberá 1ª Festa Literária do Extremo Oriental; confira programação

A festa literária trará para João Pessoas a escritora Mary Del Priore, o escritor Bráulio Tavares, o ator e poeta Matheus Nachtergaele, além de vários consagrados escritores paraibanos.

O cenário histórico de João Pessoa será palco para a literatura e as artes com a chegada da primeira edição da Festa Literária do Extremo Oriental (FLOR) que terá abertura oficial na próxima quinta-feira (23), às 19h, no imponente Centro Cultural São Francisco, com um espetáculo que une música e poesia nas vozes de Renata Arruda e Juzé, acompanhados pela tradicional Banda 5 de Agosto.

O evento acontece de 23 a 26 de outubro com intensa programação cultural, ocupando espaços icônicos do Centro Histórico da capital paraibana. O festival se espalhará por diversos locais, como a Praça do Bispo, o Casarão 34, a Academia Paraibana de Letras e a Rua Duque de Caxias, integrando a arquitetura histórica à efervescência cultural.

A Feira Literária

Juca Pontes funciona das 9h às 20h, e o Polo Infantil – Neide Medeiros alegra as crianças com apresentações de Nara Limeira e Luís Felipe & Roberto.

O sábado (25) reserva um dos momentos mais esperados da FLOR. O Pôr do Sol Literário, no Polo da Literatura – Augusto dos Anjos (Academia Paraibana de Letras), traz às 17h45 o lançamento do livro “Uma História da Velhice no Brasil”, da historiadora Mary Del Priore. Em seguida, às 18h30, o ator e escritor Matheus Nachtergaele participa de um debate sobre sua obra “Maripousa”. Às 19h30, ambos recebem o Prêmio Sólito de Literatura.

O Polo do Cinema – Willys Leal promove, às 10h30, um bate-papo com Matheus Nachtergaele, e às 14h30, um encontro entre Phelipe Caldas e Fabrício Bittar, autor e roteirista de “O Menino que Queria Jogar Futebol”. Já o Polo do Cordel reúne os mestres Bráulio Tavares e Marco Haurélio, que discutem os rumos do cordel contemporâneo.

A noite de sábado será marcada pela Virada Cultural Sustentável, no Polo da Música, com Parayba Ska Jazz (20h) e Val Donato canta Belchior (21h). O Polo Sonora Delas recebe a Coco de Oxum a partir das 16h, e o Polo Infantil encanta o público mirim com Thiala Gomes e Ana Clara.

A Feira Literária segue vibrante com os lançamentos de “Varadouro – Navegando Imagens”, de Políbio Alves e Antônio David, e “João Pessoa em Quadrinhos”, de José Octávio de Arruda Melo e Luiz Augusto Paiva (Editora Tamarindo).

O domingo (26) encerra a programação com a força da palavra e da música. A UBE-PB assume o Polo da Literatura, com o lançamento coletivo da antologia “Nossas Mulheres” e obras de Luiz Augusto Paiva e Sérgio de Castro Pinto, além de uma homenagem à jornalista Naná Garcez.

O Polo do Cordel encerra com uma grande cantoria reunindo Oliveira de Panelas, Maria Soledade, Chico Pedrosa e Bráulio Tavares, seguida de homenagens aos mestres da poesia popular. No Polo da Música, Adeildo Vieira e Almiré conduzem o show de encerramento, enquanto o Polo Sonora Delas apresenta As Calungas e Bianca Rufino, e o Polo Infantil fecha a festa com Manu Coutinho e um espetáculo Troca-se Histórias por Brincadeiras.

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta