Segundo o comandnate do 4º BBM, a proprietária relatou que o fogo começou enquanto fazia uma limpeza na cozinha e havia afastado o botijão de gás.
Um incêndio de grandes proporções foi registrado na manhã desta terça-feira, 21 de outubro, em uma residência situada na Rua Elpídio Portela, no bairro Monte Castelo, Zona Sul de Patos, no Sertão da Paraíba. O fogo começou por volta das 10h50 e se espalhou rapidamente, exigindo uma atuação intensa das guarnições do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM).
De acordo com informações apuradas pela reportagem, as chamas tiveram início na área térrea do imóvel, que possui dois pavimentos. Populares tentaram conter o fogo utilizando baldes e mangueiras, mas a intensidade das chamas e da fumaça dificultou o controle.
Com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado e o rescaldo realizado para evitar o surgimento de novos focos. Apesar da rápida resposta dos militares, o interior da casa foi praticamente destruído.
Em áudio enviado à reportagem, o comandante do 4º BBM, Tenente-Coronel Danilo Galvão, confirmou que os indícios apontam para um vazamento de gás como causa do incêndio. Segundo ele, a proprietária relatou que o fogo começou enquanto fazia uma limpeza na cozinha e havia afastado o botijão de gás.
A mulher conseguiu sair da casa a tempo, junto com a filha, uma criança, antes que as chamas se alastrassem. Ela sofreu queimaduras leves nas pernas e foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Bosco de Araújo, no bairro Jatobá, onde recebeu cuidados médicos. A criança não sofreu ferimentos.
“Tudo indica que foi em decorrência desse vazamento que ocorreu enquanto a dona da casa estava afastando o botijão para fazer uma limpeza. Ela relata que o fogo começou após isso, e os vizinhos afirmam ter escutado uma explosão, provavelmente devido à grande quantidade de gás. Felizmente, ela conseguiu correr a tempo, pegou a filha e saiu. Teve apenas algumas queimaduras leves nas pernas, e a criança, graças a Deus, não teve nada”, explicou o Tenente-Coronel Galvão.
O caso reforça o alerta para os cuidados com a instalação e manuseio de botijões de gás, que devem sempre ser utilizados com atenção e revisados periodicamente para evitar acidentes domésticos graves.
Redação: pbaqui.com.br
Com: Patos Online