UFPB abre inscrições para 60 bolsas em curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, é ofertado no âmbito da bolsa-formação.

Uma oportunidade para quem se interessa por sistemas fotovoltaicos. No período de 03 a 14 de novembro, estarão abertas as inscrições, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para o Processo Seletivo do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, ofertado no âmbito da bolsa-formação – Pronatec Energife.

O curso Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Instalador de Sistemas Fotovoltaicos é pactuado por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC). O curso é gratuito e são ofertadas 60 vagas, distribuídas em duas turmas.

edital 28/2025 CPT ETS/UFPB foi publicado pelo Centro Profissional e Tecnológico – Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS) da UFPB – Campus I João Pessoa – PB.

As inscrições acontecerão de forma presencial no período de 03 a 14 de novembro de 2025, na secretaria do Centro Profissional e Tecnológico- Escola Técnica de Saúde da UFPB, das 18h30 às 21h.

Com carga horária de 160 horas, o curso será ofertado na modalidade presencial, com aulas no Campus I da UFPB e na Usina-Escola Fotovoltaica vinculada ao Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR/UFPB), na unidade Lynaldo Cavalcanti da UFPB, situada em Mangabeira.

Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

O curso será ofertado durante 3 dias na semana, sendo dois dias da semana à noite (das 18 às 22h) e aos sábados durante o dia (das 08 às 12h e das 13 às 17h), com duração prevista de aproximadamente quatro meses.

O preenchimento das vagas nas turmas será realizado conforme a ordem de classificação, não sendo permitida a transferência de discentes entre turmas. Além disso, será destinado um quantitativo de 30% das vagas para as mulheres interessadas em cursar a qualificação profissional em Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

Os requisitos mínimos para se inscrever são: ter 18 anos de idade ou mais; ter concluído o Ensino Fundamental I (1º a 5º ano); possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O edital também visa a formação de cadastro de reserva. Os candidatos do cadastro de reserva poderão ser convocados no caso de não comparecimento ou de desistência dos candidatos já selecionados anteriormente, de acordo com a ordem de classificação.

Ainda conforme o edital, o estudante matriculado e com frequência regular terá direito a receber assistência estudantil.

No ato da inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente apresentar original e cópia da documentação listada no item 3.7 do edital. A seleção será de caráter classificatório e por meio de avaliação da documentação apresentada.

Os requisitos classificatórios dos candidatos também estão descritos no edital, tais como candidatos beneficiários dos programas de transferência de renda; candidatos trabalhadores; e escolaridade.

Conforme o cronograma do processo seletivo, as aulas da turma 1 estão previstas para iniciarem em 02 de dezembro de 2025, e da turma 2, em 04 de fevereiro de 2026.

Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial.

Atualmente, usuários que instalaram sistemas fotovoltaicos até o início de 2023 usufruem de isenções no pagamento pela infraestrutura de distribuição, condição que deve permanecer até 2045. No entanto, a nova proposta estabelece que todos os consumidores, independente da data de instalação, começarão a assumir gradualmente esses custos até 2029.

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta