A dispensa da baliza já foi confirmada oficialmente pelos Departamentos Estaduais de Trânsito de Amazonas, Espírito Santo, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Extinta em alguns estados, a temida prova da baliza continua sendo obrigatória para tirar CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na Paraíba. A informação foi passada pelo superintendente do Detran-PB (Departamento de Trânsito da Paraíba), Isaías Gualberto, ao programa Arapuan Verdade.
A norma segue Resolução 1020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da qual, a exigência da manobra não é mais obrigatória em âmbito nacional, embora ainda falte a atualização do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. “Até lá, então, a gente segue como a maioria dos Estados realizando a prova”, disse Gualberto.
Em diversos estados do Brasil, a prova prática para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continua passando por mudanças significativas. A manobra de baliza deixou de ser exigida em parte dos exames práticos, abrindo espaço para questionamentos sobre critérios de avaliação e segurança viária.
A dispensa da baliza já foi confirmada oficialmente pelos Departamentos Estaduais de Trânsito de Amazonas, Espírito Santo, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Já o Acre, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe continuam cobrando a habilidade.
Baliza
Baliza ou estacionamento em paralelo é uma manobra executada para estacionar um veículo alinhado a outros carros estacionados. Os carros estacionados ficam numa linha reta, paralela ao meio-fio, com o para-choque de cada automóvel defronte para a traseira daquele adjacente.
Redação: PBAQUI