A previsão é que deverá continuará chovendo durante os próximos dias em cerca de 157 municípios em uma faixa que vai do Litoral ao Sertão.
Municípios do Sertão da Paraíba, a exemplo de Patos e Conceição, registraram fortes chuvas e ventos intensos desde a madrugada desta quinta-feira (5). A previsão é que deverá continuará chovendo durante os próximos dias em cerca de 157 municípios em uma faixa que vai do Litoral ao Sertão.
Algumas cidades já enfrentaram alguns transtornos por causa do temporal. Em Patos, os ventos derrubaram o teto de uma loja e árvores nas proximidades da BR-230. Localidades da cidade ficaram sem energia.
A Agência de Gestão das Águas da Paraíba, AESA informou que a previsão para as próximas 48 horas indica a ocorrência de chuvas de moderadas à fortes, especialmente em áreas das regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú, podendo se estender, de forma mais localizada nas demais regiões do estado.
Ainda de acordo com o órgão, o tempo se manterá instável e favorável à ocorrência de chuvas sobre o estado da Paraíba em decorrência da circulação dos ventos em médios e altos níveis da atmosfera.
Previsão do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as chuvas e os ventos intensos poderão ser registrados em cerca de 157 municípios do Estado. Segundo o Instituto, as chuvas poderão variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia com ventos intensos que podem chegar entre 40 a 60 km/h.
As orientações do órgão é que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência buscar apoio junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Redação: PBAQUI