Este ano, a Festa de Iemanjá tem uma parceria do Ministério da Cultura, que possibilitou trazer mais atrações e agregações.
A 59ª Festa de Iemanjá acontece em João Pessoa no dia 8 de dezembro de 2025, a partir das 17h no Busto de Tamandaré. A festa traz uma vasta programação artística, cultural e religiosa.
Este ano, a Festa tem uma parceria do Ministério da Cultura, que possibilitou trazer mais atrações e agregações.
A festa em homenagem a rainha do mar em João Pessoa, geralmente, se inicia às 17h, com a recepção dos participantes e visitação ao templo montado para receber oferendas e preces. Isso acontece após a chegada do cortejo que sai do Palácio de Xangô Alafim, do Pai Gilberto, no bairro de Cruz das Armas, com destino à praia.
Os festejos em homenagem a Iemanjá tiveram início, na Paraíba, há mais de 100 anos, mas de forma clandestina, porque o evento era considerado uma festa de feitiçaria e era proibida pela polícia. As homenagens à rainha do mar, só puderam ganhar as ruas na década de 1960. Mas, só a partir de 1966, os adeptos da religião de matriz africana tiveram a liberdade de comemorar e reverenciar a rainha do mar, livremente.
Programação da 59ª Festa de Iemanjá
- 17h – Abertura com os mestres de cerimônia na concentração da Festa no Busto de Tamandaré
- 17h15 – Apresentação do grupo de capoeira
- 17h45h -Grupo Coco Juremar
Apresentação de terreiros
- 18h45 – Templo Religioso Aloya – líder religiosa Mãe Sarita (Pedro Régis-PB)
- 19h05 – Centro Espírita Mãe Iemanjá – líder religioso Pai Geo (Alagoa Grande-PB)
- 19h 30 – Abertura oficial com a presidente da FCAB-PB, Mãe Penha de Iemanja, seguindo com a queima de fogos, ao som do Grupo Afoxé Oxum Pandá
- 20h35h – Chegada da grande caminhada do Palácio Xangô Alafim – liderado pelo Pai Gilberto
- 21h00 – Apresentação do Grupo Afoxé Oxum Pandá
- 22h- Grupo Maracatu Maracastelo
- 23h- Apresentação de encerramento com o grupo Voz Nago
Redação: PBAQUI