Justiça concede guarda provisória de capivara Filó a influencer do Amazonas

A Justiça Federal concedeu a guarda provisória da capivara Filó ao influencer Agenor Tupinambá. Ele havia entregado o animal ao Ibama e estava tentando reverter a decisão do órgão ambiental.

De acordo com um trecho da decisão da Justiça, publicada pela deputada Joana Darc, que está envolvida no impasse entre o órgão federal e o influencer, o juiz Márcio André Lopes Cavalcante afirmou que a relação entre Agenor e a natureza é o maior aliado no processo.

“[Agenor] vive em perfeita e respeitosa simbiose com a floresta e com os animais ali existentes”, disse no documento. “Não é a Filó que mora na casa do Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas no Brasil”, continuou.

Por enquanto, a tutela da capivara Filó é provisória, até que uma decisão final seja reconhecida pela Justiça Federal. O animal será entregue com urgência de volta ao influencer do Amazonas.

Agenor ganhou reconhecimento e visualizações no TikTok ao mostrar sua rotina com sua capivara de estimação, Filó. O Ibama, por outro lado, tomou conhecimento da relação e multou o jovem em R$ 17 mil, e ainda o denunciou por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal.

O órgão pediu que a capivara fosse solta próxima à região onde o influencer e sua família moram, em Autazes, no Amazonas. Eles argumentaram que Filó seria presa fácil na floresta e decidiram, ambas as partes, em levar o animal para Manaus. O tiktoker passou a receber apoio de seguidores, personalidades e políticos, incluindo da deputada Joana Darc, que também tem mobilizado as redes sociais em torno do assunto.

Fonte: G1

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta