Setor de serviços na Paraíba teve crescimento de 8,5% em 2023, aponta IBGE

Estado registra alta no setor pelo terceiro ano consecutivo: nos anos de 2021 e 2022, as taxas de expansão cresceram 9,1%, e 12,1%, respectivamente

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (9) os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que revelam que, em 2023, o volume de serviços na Paraíba teve crescimento de 8,5% em comparação com o ano anterior.

Assim, o estado registra alta no setor pelo terceiro ano consecutivo: nos anos de 2021 e 2022, as taxas de expansão cresceram 9,1%, e 12,1%, respectivamente.

O índice paraibano no acumulado de janeiro a dezembro (8,5%) também foi destaque nacional, alcançando a maior alta do Nordeste e o 4º maior crescimento entre as 26 estados e o Distrito Federal, atrás apenas de Mato Grosso (16,4%), Paraná (11,2%) e Tocantins (11%).

Atividades em destaque

Quatro das cinco atividades da Pesquisa Mensal de Serviços tiveram taxas positivas em 2023. A pesquisa apontou ainda que 55,4% dos 166 tipos de serviços analisados tiveram crescimento.

Os destaques ficaram por conta dos serviços de informação e comunicação e de profissionais, administrativos e complementares.

“No primeiro, os principais impactos foram do aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de telecomunicações; desenvolvimento e licenciamento de softwares; desenvolvimento de programas de computador sob encomenda; tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet; e portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet”, detalhou o IBGE.

A expansão de locação de automóveis; de serviços de engenharia; de cobranças e informações cadastrais; de atividades de intermediação de negócios em geral; e de agências de viagens favoreceu o resultado dos serviços profissionais, administrativos e complementares.

Fonte: Portal Correio

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta