Sabatina Arapuan: Cícero propõe mercados com áreas de convivência, centro para autistas e obras no acesso ao Altiplano

O prefeito Cícero Lucena apresentou projeto para fluidez de trânsito entre a Avenida Beira Rio e o bairro Altiplano, projeto de transformação dos mercados públicos em espaços de convivência, centro de reabilitação para autistas e outras propostas. O candidato à reeleição participou da sabatina da Arapuan FM nesta quarta-feira (23).

Primeiro turno

Questionado sobre o motivo de não ter vencido no primeiro turno como os demais prefeitos que disputaram a reeleição, Cícero Lucena disse considerar “como normal do processo democrático. Nós participamos de uma disputa com três outros candidatos, entre eles ex-prefeitos, ex-governador que se juntou com ex-prefeito, ex-ministro da Saúde e também um ex-deputado que vem tentando pela terceira vez. Chegamos muito perto. Isso é o que importa. A mobilização dos nossos vereadores, fizemos 24 dos 29 da Câmara Municipal de João Pessoa.”

Ainda segundo o prefeito, “faltou muito pouco para ganharmos no primeiro turno, mas, sem dúvida, estamos fazendo uma campanha no mesmo ritmo, com as mesmas propostas, e o eleitor está tendo a oportunidade de comparar as opções que têm, quem tem capacidade, quem tem experiência, propostas de forma verdadeira e honesta para ter um futuro seguro para nossa cidade.”

Mercado Central como ponto turístico

Questionado sobre projeto para que João Pessoa tenha um projeto como o do Mercadão de São Paulo, com praça de alimentação e outros aparelhos de convivência, Cícero Lucena disse que há planos para a capital paraibana.

“Eu propus, na minha outra gestão, um chamamento de participação pública/privada para fazer um Mercado Central. Seriam quatro andares de Mercado Central aproveitando o desnível da Avenida Dom Pedro II para a Almeida Barreto, em cima. Chegou a ser aprovado na Câmara e o ex-prefeito e ex-governador ficou insistindo para que isso não ocorresse. Agora, nós conseguimos concluir um projeto. Está em licitação para fazermos um grande mercado”, informou ele.

Ainda segundo o candidato à reeleição, “em todos os mercados que estamos reestruturando, a exemplo do Valentina que está em obra, estamos criando espaços de convivência, é espaço que tem estacionamento, uma pista de skate e naquele estacionamento pode ter uma atividade cultural, um show, um evento. No caso de Jaguaribe, a ideia é cobrir aquela feira livre da quarta-feira e, na quarta, funcionar como mercado, como feira, mas nos outros dias funcionar como quadra de esporte devidamente coberta, como local para show ou outro evento.”

Os mercados terão praças de alimentação. “O mercado de Tambaú, por exemplo, já está aprovado na Caixa Econômica, desapropriamos uma padaria ao lado do mercado para ampliar o mercado e, no primeiro andar, já vai ser uma praça de alimentação aproveitando o potencial turístico que existe naquele local. O de Oitizeiro da mesma forma. Vai ter um mezanino com uma praça de alimentação, o Mercado Central também está previsto um primeiro andar com praça de alimentação também, o do Bairro dos Estados também. Nós temos um plano diretor para os nossos mercados”, detalhou.

Autistas

Sobre os projetos para autistas na cidade, Cícero disse que “de 2.486 autistas que nós temos nas nossas escolas, temos 2.300 cuidadores. Há uma política, uma cultura nas nossas escolas de acolhimento.”

Ainda segundo o prefeito, há um projeto de um centro de reabilitação. “Estamos construindo um centro de inclusão e reabilitação de autistas, onde temos multiprofissionais como só existe em clínicas particulares. Já está em obra e, se Deus quiser e permitir eu continuar como prefeito, será o presente que eu quero dar a João Pessoa no aniversário do próximo ano.”

Mobilidade urbana

Para a mobilidade urbana, principalmente no acesso ao Altiplano, conhecido pelo congestionamento na Avenida Beira Rio, Cícero Lucena detalhou algumas ações.

“Nós já temos projeto, em fase final, já vamos abrir a licitação. Lá nós vamos ter, logo após a ponte do Rio Jaguaribe, no sentido praia, vamos ter uma subida em direção ao Altiplano, antes da farmácia. Vai subir por trás da farmácia, vamos fazer uma ponte porque uma área de alagamento. Conseguimos R$ 49 milhões, já em fase de contratação com o Governo Federal e não foi feito ainda por causa do período eleitoral”, disse.

Fonte: ClickPB

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta