Começam nesta terça-feira (15) as inscrições para 15.649 vagas em quatro instituições públicas de ensino superior da Paraíba, na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) de 2022. Para fazer a inscrição, o candidato deve entrar na página oficial do programa.
Leia também:
- MEC anuncia portal de Acesso Único para cadastrar dados do Sisu, Prouni e Fies
- Sisu: MEC divulga cursos com maior oferta de vagas; confira quais são
O prazo é até a próxima sexta-feira (18) e o resultado da chamada única está previsto para o dia 22 de fevereiro.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) terá o maior número – 7.625, no total.
A seleção será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021.
Veja o panorama das vagas em cada instituição:
UFPB
A instituição ofertará 7.625 vagas, sendo 3.807 para ampla concorrência e 3.818 para estudantes vindos do Ensino Médio em escolas públicas, em atendimento à Lei 12.711/2012.
No Termo de Adesão, publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da UFPB, está disponível a distribuição das vagas em cada um dos 122 cursos participantes, nos quatro campi da Instituição, com os pesos e notas mínimas exigidas para os candidatos, além da documentação necessária para a matrícula dos aprovados.
Conforme o documento, a nota mínima exigida para a redação é de 400 e a média mínima no Enem também é de 400.
UFCG
A UFCG ofertará 3.175 vagas, sendo 1.576 de ampla concorrência e 1.599 são reservadas pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), distribuídas entre 76 cursos de graduação nos sete campi da UFCG: Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Sousa, Pombal e Sumé.
Poderão participar do processo seletivo estudantes que realizaram a edição do Enem em 2021 e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação. A média mínima para tentar o ingresso em cursos da UFCG é 400. Já o peso atribuído às provas é 1, igual para todos os cursos.
No Termo de Adesão (item 4, a partir da página 87), é possível verificar a documentação básica e para vagas reservadas, necessária para o cadastramento (registro acadêmico) na UFCG.
UEPB
A instituição estadual vai ofertar 3.139 vagas para todos os 77 cursos de Graduação nos oito campi da Instituição (Campina Grande, João Pessoa, Guarabira, Lagoa Seca, Araruna, Monteiro, Patos e Catolé do Rocha).
Dentre o total de vagas, 2.345 serão para ampla concorrência e 794 para a Lei de Cotas. A média mínima para entrar na concorrência é de 400 tanto na redação quanto na prova do Enem. O edital pode ser acessado aqui.
IFPB
O Instituto ofertará 1.710 vagas distribuídas por 45 cursos de graduação em 10 campi (Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa).
Do total de vagas, 797 são de ampla concorrência, enquanto as outras 913 são destinadas as ações afirmativas.
Uma iniciativa do IFPB quanto ao acesso, trata-se da cota de inclusão regional, já pactuada junto ao Sistema de Seleção Unificada para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais integralmente no estado de Paraíba. A adoção desta cota, para todos os cursos graduação presenciais ofertados pelo Instituto representa um acréscimo de 10% (dez por cento) na nota final do Enem.
Fonte: Portal Correio